Primeira linha de Trolebus do Brasil na Aclimação

25/07/2001 | Ayrton Camargo e Silva
é arquiteto e urbanista e secretário executivo da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. Parte do artigo "O Trolebus no Brasil"
http://www.eletrobus.com.br/port/trol_historia.html



Em 1939, por iniciativa da prefeitura municipal de São Paulo, foi formada uma comissão incumbida de analisar a viabilidade de introduzir este sistema na cidade. Concluindo seus trabalhos, a comissão indicou a viabilidade de duas linhas experimentais, uma unindo a Praça Clovis Bevilácqua ao Jardim da Aclimação, com 3 km, e outra ligando o Centro da cidade com o bairro da Aclimação e Rua Vergueiro, com 6 km, ambas operadas por uma frota de 16 veículos.

Trolebus Pulman Standard/Westinghouse
Com o término da guerra, em 1945, e expirada a concessão da Light para operar a rede de bondes na cidade, a municipalidade e o governo estadual deram início ao processo de criação de uma empresa pública, que deveria adquirir o acervo do sistema de bondes da cidade, visando sua continuidade operacional.

Assim, em 1947, foi criada a Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, que assume a árdua tarefa de reorganizar a rede de transportes públicos da cidade. Uma das estratégias de ação da nova empresa foi a implantação do sistema de trolebus, nos moldes dos estudos realizados em 1939.

Dessa forma, em 22/04/1949 foi inaugurada a primeira linha de trolebus do Brasil, ligando a Praça João Mendes à Praça General Polidoro, na Aclimação, operada por 16 veículos importados e com 7,2 km de extensão de rede bifilar. A frota era composta por 4 trolebus ingleses da British United Transit (BUT), 6 trolebus norte-americanos Pullman-Standard e 20 trolebus norte-americanos Westram.

Entretanto, a inexistência de uma política definida, que orientasse a construção de uma rede organizada de transporte público na cidade, levou à implantação de sistemas de diferentes características - bondes, trolebus e ônibus operando de forma concorrente. Itinerários superpostos, o reduzido número de linhas diametrais, inexistência de faixa exclusiva para o transporte coletivo etc, não permitiam que cada modo de transporte fosse utilizado em sua plenitude, em seu "nicho específico", criando uma rede hierarquizada e complementar.

Trolebus em São Paulo
Substituía-se trolebus por bondes ou ônibus por bonde, como se essa troca significasse algum tipo de evolução tecnológica ...

Links externos

relacionados ao Trolebus na Aclimação
Toffobus Fotos de ônibus antigos
ANTP Associação Nacional de Transportes Públicos
SPTRANS São Paulo Transporte S.A.

Links desativados :(
http://br.geocities.com/zostratus7/01/sp-trolebus-02.htm - Foto - São Paulo 1949, Linha da Aclimação
http://br.geocities.com/spacio7/trolebus-sp-01.htm - Foto - São Paulo 1953, Importação de 50 trólebus.
http://br.geocities.com/zostratus10/sp-trolebus-01.htm - Foto - São Paulo 1958, Linha Cardoso de Almeida
http://br.geocities.com/bonde103/tlbs.html - Artigo - Quando em 22 de abril de 1949 inaugurou ...